Urbano, Urbanidade, Humanidade.

Urbano, Urbanidade, Humanidade.


URBANO:

*[Do latim urbanu.] Adj. 1. Relativo ou pertencente à cidade; planejamentos urbanos; transportes urbanos. 2. Que tem características de cidade...

URBANIDADE:

*[Do latim urbanitate.] S.f. Qualidade de urbano; civilidade, cortesia, afabilidade.

HUMANIDADE:

*[Do latim humanitate.] S.f. 1. A natureza humana. 2. O gênero humano. 3. Benevolência, clemência; compaixão.

*Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 2ª Edição Revista e Ampliada – Editora Nova Fronteira.

sexta-feira, 16 de março de 2012

2ª Exposição de Arte Postal de Mauá - Urbano, Urbanidade, Humanidade.



2ª Exposição de Arte Postal de Mauá - Urbano, Urbanidade, Humanidade.


Curadores: Cecília e Edson Camargo.

Regulamento.

A 2ª Exposição de Arte Postal de Mauá - Urbano, Urbanidade, Humanidade, mantêm a proposta colocada no ano de 2002, de discutir a humanização da ocupação do espaço urbano, público e privado, de forma que o artista nos mostre sua forma de interagir com o meio urbano, resgatando o lado humano perdido entre o concreto das metrópoles, em especial o desenvolvimento das sete cidades do Grande ABC paulista e  da Cidade de Mauá-SP, trazendo novamente à tona o conceito de urbanidade.

· O tema a ser utilizado é: Urbano, Urbanidade, Humanidade - UM DESAFIO PARA O SÉCULO XXI.

· A técnica e o conceito de realização são livres.

· O período de recebimento dos trabalhos será de 01 de maio a 31 de agosto de 2003, sendo reconhecido como válido a data da postagem no correio.

· Os trabalhos deverão ter o formato e dimensões de  18 x 24 cm.

· O endereço para o envio dos trabalhos, sempre através dos correios, é: Teatro Municipal de Mauá – Paço Municipal – Rua Gabriel Marques s/n.º, Centro, Mauá, SP – CEP 09371 – 900.

· Os trabalhos poderão ser entregues como postais ou dentro de envelopes, que podem ou não, fazer parte da expressão artística do autor. Os envelopes trabalhados serão expostos, conforme seleção da comissão organizadora.

· O suporte deverá ser plano, firme e não se aceitarão obras cobertas com materiais frágeis, tais como vidro ou materiais congêneres, tendo em vista a necessidade de seu envio por via postal.

· Está aberto para artistas plásticos, designers, publicitários, estudantes e interessados no assunto, não havendo qualquer restrição a participantes e ou suas localidades de origem.

· Cada participante pode inscrever apenas 01 (um) trabalho. Não será pago qualquer tipo de taxa pela inscrição, nem haverá qualquer tipo de premiação.

· Devem estar contidos, obrigatoriamente, no verso do postal, os seguintes dados:
Nome do participante:
Nome artístico (se houver)
Endereço Postal:
Cidade:
CEP
E-mail: não obrigatório
Título da Obra:
Técnica utilizada:

· Todos os trabalhos recebidos serão expostos no Saguão do Teatro Municipal de Mauá, no período de 01 de setembro à  31 de outubro de 2003.


· Caso se consiga patrocínio, será publicado um catálogo sobre o evento.

· Os trabalhos enviados serão incorporados ao acervo do Teatro Municipal de Mauá, não havendo qualquer tipo de devolução.

· Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora. As decisões da comissão são de caráter irrevogável e irrecorrível.

Cronograma



01/05 a 31/08/03
Recebimento dos trabalhos
19/09/2003
Abertura da exposição a se realizar no Saguão do Teatro Municipal de Mauá
01/09 à 1/10/2003
Exposição de todas as obras recebidas até 31/08/2003

2ª Exposição de Arte Postal de Mauá - Urbano, Urbanidade,

Humanidade.


Curadores: Cecília e Edson Camargo.

URBANO:

*[Do latim urbanu.] Adj. 1. Relativo ou pertencente à cidade; planejamentos urbanos; transportes urbanos. 2. Que tem características de cidade...                                                                           

URBANIDADE:

*[Do latim urbanitate.] S.f. Qualidade de urbano; civilidade, cortesia, afabilidade.

HUMANIDADE:

*[Do latim humanitate.] S.f. 1. A natureza humana. 2. O gênero humano. 3. Benevolência, clemência; compaixão.


*Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 2ª Edição Revista e Ampliada – Editora Nova Fronteira.

 

UM DESAFIO PARA O SÉCULO XXI


PROJETO DE ARTE POSTAL


Justificativa:

No ano de 2002, foram efetuados alguns questionamentos, que serviram de guia para a execução dos trabalhos de Arte Postal, que foram enviados pelo correio e expostos no Mezanino do Teatro Municipal de Mauá. A riqueza do material exposto, mostra que estes questionamentos estão longe de serem respondidos em sua totalidade e num tempo muito curto, apesar da urgência que estes temas trazem, dada a complexidade da convivência no meio urbano nos dias de hoje.

Foram seguintes os questionamentos que ainda são um desafio: 

-                            Diante de características tão marcantes, que tipo de espaço urbano será criado no decorrer do século XXI?

-                            Quem serão os habitantes dessas metrópoles tão miscigenadas?

-                            Como eu espero que seja o ser humano que irá trilhar os caminhos de nossa cidade?

Os desdobramentos destes questionamentos se desembocarão em outros, também sem respostas conclusivas, mas, o mais importante é que estes questionamentos continuem sendo realizados, de forma a criar um acumulo de discussões que levem cada vez mais para perto de uma solução urbanística, que ao mesmo tempo respeite o ser humano, seu espaço físico e espaço de convivência.

Se tomarmos como exemplo a Cidade de Mauá, que nos seus parcos 67 Km2, convivem 400.000 mil habitantes, que dá uma densidade demográfica de 5.970 habitantes por Km2, com todos os problemas urbanos que isto pode causar, percebemos a necessidade de criação de espaços de convivência, onde a troca de informações e experiências passam a serem imprescindíveis para que o funcionamento do meio urbano possa ser de forma harmônica e com cidadania.

Contudo, não devemos nos focar apenas em aspectos negativos desta convivência forçada que são as cidades, estas também escondem em seu bojo, inúmeras manifestações culturais, que vão deste a simples reprodução de festas tradicionalmente rurais (catira, folia de reis, outras) até a sofisticação de grupos e culturas totalmente urbanas (como hip-hop, bandas de rock, arte conceitual, outras). A coabitação em harmonia, deve ser o ideal perseguido de sociedades ameaçadas pela hegemonia e homogeneidade impostas pela grande mídia, sobreviver culturalmente talvez seja uma resposta e forma de resistência à barbárie.

Os Curadores. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário