Urbano, Urbanidade, Humanidade.

Urbano, Urbanidade, Humanidade.


URBANO:

*[Do latim urbanu.] Adj. 1. Relativo ou pertencente à cidade; planejamentos urbanos; transportes urbanos. 2. Que tem características de cidade...

URBANIDADE:

*[Do latim urbanitate.] S.f. Qualidade de urbano; civilidade, cortesia, afabilidade.

HUMANIDADE:

*[Do latim humanitate.] S.f. 1. A natureza humana. 2. O gênero humano. 3. Benevolência, clemência; compaixão.

*Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 2ª Edição Revista e Ampliada – Editora Nova Fronteira.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Arte Postal de Mauá


A 2ª Mostra de Arte Postal de Mauá, está dividida em dois segmentos: o dos artistas plásticos  e dos alunos de Ciclo I (1ª a 4ª série), Ciclo II (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental, Ensino Médio (2º Grau), MOVA (Educação de Jovens e Adultos) e Espaço de Artes. Desta forma, artistas e estudantes dão sua visão sobre o meio urbano e a maneira como nele estamos inseridos.
Os trabalhos aqui apresentados nos levam a uma grande e profunda reflexão sobre nossa sociedade. A visão de crianças, adolescentes e adultos mostra-nos o quanto nosso espaço urbano e nossa sociedade precisam ser repensados.
Não é apenas uma passada de olhos pela exposição que nos fará perceber a importância da opinião dessas pessoas. Faz-se necessário uma análise um pouco mais detida, percebendo a seriedade das mensagens emitidas pelos autores dos trabalhos.
Artistas plásticos da região do Grande ABC, do Estado de São Paulo (capital e interior), de quase todos os Estados brasileiros e também de países como Uruguai e Estados Unidos, deram sua contribuição, mostrando-nos como pensam e como transmitem sua expressão, através das mais variadas técnicas, desde xilogravura, eletrogravura, nanquim, aquarela, colagens, pintura a óleo, até o uso de materiais como hidrográfica e lápis de cor, utilizando-se também dos  mais diversos tipos de materiais para suporte.
A visão das crianças, sem dúvida é mais esperançosa, sonhadora. Entretanto a visão dos adolescentes aparece bastante desalentadora, uma realidade dura e cruel. Os adultos tratam o tema sob um olhar também duro e desafiador. 
Nosso convite a partir de agora vai no sentido de que o visitante analise, avalie e reflita sobre as realidades aqui apresentadas e tenha também sua opinião a respeito do tema.
São possíveis alguns desdobramentos a partir desta Mostra, envolvendo os diversos segmentos da sociedade e de especialistas das mais diversas áreas, analisando e buscando possíveis caminhos, uma vez que o meio urbano com todos seus problemas, já existe e o que se faz necessário é a busca de soluções para a humanização desse meio. Nesse sentido aqui vai nossa contribuição.
Cecília e Edson Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário