Urbano, Urbanidade, Humanidade.

Urbano, Urbanidade, Humanidade.


URBANO:

*[Do latim urbanu.] Adj. 1. Relativo ou pertencente à cidade; planejamentos urbanos; transportes urbanos. 2. Que tem características de cidade...

URBANIDADE:

*[Do latim urbanitate.] S.f. Qualidade de urbano; civilidade, cortesia, afabilidade.

HUMANIDADE:

*[Do latim humanitate.] S.f. 1. A natureza humana. 2. O gênero humano. 3. Benevolência, clemência; compaixão.

*Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 2ª Edição Revista e Ampliada – Editora Nova Fronteira.

sexta-feira, 16 de março de 2012

50 Anos de Cidade.


3ª Exposição de Arte Postal de Mauá - Urbano, Urbanidade, Humanidade –

50 Anos de Cidade.




A presente mostra é fruto de um trabalho de divulgação e também, do esforço de educadores e educadoras, que acreditam na linguagem da arte como meio de inserir e estimular a participação de crianças, jovens e adultos, no universo da cidadania, ao refletirem sobre como vêem a cidade que habitam, com suas características próprias, seus problemas, suas qualidades, enfim, a forma como cada ser humano relaciona-se com o local que vive. Esse trabalho educacional é amplo e profundo, a partir do momento em que mostra a arte como objeto de reflexão e instrumento de participação e inserção públicas.
A participação cada vez maior de artistas de outros estados brasileiros e de outros países, nos traz grande satisfação, pois cumpre um dos objetivos desta Mostra que é a de ter variadas visões de um mesmo tema. Essa participação nos enriquece, na medida em que dialoga com a visão dos artistas de nossa cidade e das cidades de nossa região. O Grande ABC sempre foi um celeiro cultural e Mauá faz parte deste celeiro ao unir as diversificadas linguagens ora apresentadas.
Observar os detalhes dos trabalhos, relaciona-los com seus títulos e refletir é o convite que agora faço a todos que vêm visitar essa Mostra. Com certeza a inter-relação entre o trabalhos dos artistas plásticos e  dos alunos, nos leva a uma viagem muito variada, inclusive com a diversidade das técnicas utilizadas, que vão de: desenho a lápis, colagem, eletrogravura, xilogravura, gravura em metal, fotografia, silk-scream, computação gráfica, acrílica s/ papel, óleo s/ papel, grafite, aquarela, guache, quirografia, pastel oleoso, pesponto em papel, pintura hidrográfica, bordado, nanquim s/ papel, lápis de cor, assemblage e técnicas mistas.
Veja, reflita e participe. 

Cecília Camargo
Curadora

Um comentário: