Urbano, Urbanidade, Humanidade.

Urbano, Urbanidade, Humanidade.


URBANO:

*[Do latim urbanu.] Adj. 1. Relativo ou pertencente à cidade; planejamentos urbanos; transportes urbanos. 2. Que tem características de cidade...

URBANIDADE:

*[Do latim urbanitate.] S.f. Qualidade de urbano; civilidade, cortesia, afabilidade.

HUMANIDADE:

*[Do latim humanitate.] S.f. 1. A natureza humana. 2. O gênero humano. 3. Benevolência, clemência; compaixão.

*Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 2ª Edição Revista e Ampliada – Editora Nova Fronteira.

sexta-feira, 16 de março de 2012

3ª Exposição de Arte Postal de Mauá - Urbano, Urbanidade, Humanidade – 50 Anos de Cidade.


3ª Exposição de Arte Postal de Mauá - Urbano, Urbanidade, Humanidade –

50 Anos de Cidade.



Curadores: Cecília e Edson Camargo.

Regulamento.

A 3ª Exposição de Arte Postal de Mauá - Urbano, Urbanidade, Humanidade- 50 Anos de Cidade, mantêm a proposta colocada no anos anteriores, de discutir a humanização da ocupação do espaço urbano, público e privado, de forma que o artista nos mostre sua forma de interagir com o meio urbano, resgatando o lado humano perdido entre o concreto das metrópoles,  trazendo novamente à tona o conceito de urbanidade em especial o desenvolvimento das sete cidades do Grande ABC paulista e  da Cidade de Mauá-SP, que este ano completa 50 anos de sua emancipação política.

· O tema a ser utilizado é: Urbano, Urbanidade, Humanidade – 50 Anos de Cidade.

· A técnica e o conceito de realização são livres.

· O período de recebimento dos trabalhos será de 10 de abril a 15 de julho de 2004, sendo reconhecido como válido a data da postagem no correio.

· Os trabalhos deverão ter o formato e dimensões de  18 x 24 cm.

· O endereço para o envio dos trabalhos, sempre através dos correios, é: Teatro Municipal de Mauá – Paço Municipal – Rua Gabriel Marques s/n.º, Centro, Mauá, SP – CEP 09371 – 900.

· Os trabalhos poderão ser entregues como postais ou dentro de envelopes, que podem ou não, fazer parte da expressão artística do autor. Os envelopes trabalhados serão expostos, conforme seleção da comissão organizadora.

· O suporte deverá ser plano, firme e não se aceitarão obras cobertas com materiais frágeis, tais como vidro ou materiais congêneres, tendo em vista a necessidade de seu envio por via postal.

· Está aberto para artistas plásticos, designers, publicitários, estudantes e interessados no assunto, não havendo qualquer restrição a participantes e ou suas localidades de origem.

· Cada participante pode inscrever apenas 01 (um) trabalho. Não será pago qualquer tipo de taxa pela inscrição, nem haverá qualquer tipo de premiação.

· Devem estar contidos, obrigatoriamente, no verso do postal, os seguintes dados:
Nome do participante:
Nome artístico (se houver)
Endereço Postal:
Cidade:
CEP
E-mail: não obrigatório
Título da Obra:
Técnica utilizada:

· Todos os trabalhos recebidos serão expostos no Saguão do Teatro Municipal de Mauá, no período de 06 de agosto à 10 de setembro de 2004.

· Caso se consiga patrocínio, será publicado um catálogo sobre o evento.

· Os trabalhos enviados serão incorporados ao acervo do Teatro Municipal de Mauá, não havendo qualquer tipo de devolução.

· Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora. As decisões da comissão são de caráter irrevogável e irrecorrível.

Cronograma



10/04/04 a 15/07/04
Recebimento dos trabalhos
04/08/2004
Abertura da exposição a se realizar no Saguão do Teatro Municipal de Mauá às 19:00 hs.
06/08 à 10/09/2004
Exposição de todas as obras recebidas até 15/07/2004

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 


 

 

 

 

 

 


URBANO:

*[Do latim urbanu.] Adj. 1. Relativo ou pertencente à cidade; planejamentos urbanos; transportes urbanos. 2. Que tem características de cidade...                                                                           

URBANIDADE:

*[Do latim urbanitate.] S.f. Qualidade de urbano; civilidade, cortesia, afabilidade.

HUMANIDADE:

*[Do latim humanitate.] S.f. 1. A natureza humana. 2. O gênero humano. 3. Benevolência, clemência; compaixão.

*Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 2ª Ed. Revista e Ampliada – Ed. Nova Fronteira.

 

URBANO - URBANIDADE - HUMANIDADE /

 

50 ANOS DE CIDADE


Justificativa:

O desenvolvimento urbano dos últimos 50 anos, colocou o Brasil lado a lado com países considerados do primeiro mundo. “Cinqüenta anos em cinco”; a ditadura militar advinda com o golpe;  o “milagre brasileiro”, a crise do petróleo; a globalização, nortearam o desenvolvimento industrial, o crescimento das metrópoles, as migrações, o sindicalismo, a exclusão social, o crescimento desordenado, a concentração de renda. Cidades inteiras cresceram em torno de pólos industriais insalubres, cresceram tanto algumas cidades que não houve como ordena-las, equilibra-las. Tornaram-se pequenos “Franksteins”, com todos os problemas advindos dessa situação.

Convivemos hoje, graças à tudo isso, com vários “Brasis”; os de primeiro mundo e os de quarto, quinto mundo. As diferenças são gritantes, mas estão aí para quem quiser ver e discutir possibilidades.

No entanto, apesar dessa realidade ser tremendamente democrática – várias cidades em vários Estados e até em outros países – cada cidade tem suas especificidades, sua alma, sua forma de lidar com seus problemas, cada cidade tem sua cara, sua digital.

É essa marca tão particular que podemos mostrar, é a marca que fazemos todos os dias em nossa cidade.

A cidade onde moro, comemora este ano cinqüenta anos de emancipação. Para uma cidade é muito pouco, mas para seus habitantes, muita água rolou por baixo de suas pontes. Gerações nasceram, gerações morreram. Tabus foram derrubados e outros tantos foram criados. Doenças foram curadas e outras surgiram. Pessoas se encontraram e outras se perderam. O mundo, nem nós, paramos para ver esses cinqüenta anos passarem.

Esta é a oportunidade para refletirmos e criarmos, através da arte postal que aproxima grandes distâncias, numa globalização positiva, a nossa visão desse cinqüentenário urbano, de um crescimento doloroso porém inevitável. Vamos mostrar a cara da cidade de cada um para, olhando em seus olhos, conseguirmos desvelar um pouco de sua alma.

Edson e Cecília Camargo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário